O Que É Automação Residencial?

O Que É Automação Residencial?

O Que é Automação Residencial?

Publicado por: Foneplan | 20 de janeiro de 2015

Automação Residencial pode ser definida como a arte de tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Isso mesmo! Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou no iPad? No artigo de hoje você vai entender o que é automação residencial e como funciona essa tecnologia que veio para ficar!

Vamos Imaginar a Vida no Piloto Automático?

Vamos imaginar uma situação: você acaba de chegar em casa depois de um dia puxado de serviço. Reclina-se no sofá, pega seu celular (iPhone) ou seu Tablet (iPad), e só com alguns toques coloca a sua música preferida para tocar, liga a televisão no seu canal preferido e ainda deixa a sua sala de estar em uma temperatura mais fria com o ar-condicionado, para compensar o calor que faz lá fora. Pode até parecer a narração de um filme, mas, não passa de pura tecnologia.

Entendendo a Tecnologia da Automação Residencial!

a Tecnologia da Automação Residencial

Sabemos que as tecnologias têm nos proporcionado grandes avanços. E um deles é a automação residencial, que consiste em um conjunto integrado de várias tecnologias que estão presentes na nossa residência.

Se fosse realizar o processo de ligar cada um dos seus aparelhos eletroeletrônicos, teria que realizar manualmente, um por um. Você pega um controle específico para ligar o ar condicionado e depois outro para ligar a TV e mais um para mudar de canal na sua TV por assinatura, certo?

Porém, por meio da automação residencial, você só precisa de um toque para que todos os seus eletroeletrônicos sejam ativados por um sistema e comecem a funcionar, juntos. Pois é: em um mesmo sistema você conseguirá fazer com que as cortinas da sua casa se abram ao mesmo tempo em que o rádio e a televisão liguem nas suas estações/canais preferidos.

Exemplo de Altomação de Cortinas em uma Residência

Possibilidades da Automação Residencial:

Se estiver se preparando para sair de casa, basta acionar um comando único que apagará todas as luzes e luminárias da casa, fechará tanto as cortinas dos quartos como as da sala, os pontos do ar-condicionado, e ainda ficará em alerta no gerenciamento das câmeras, para manter a segurança do ambiente.

Ou ainda você pode criar cenários específicos e, com um clique, ativá-los. Você pode criar, por exemplo, um cenário para quando está saindo do seu trabalho! Portanto, o ar-condicionado é acionado, as luzes de fora da casa acendem e as cortinas na sala se abrem ao mesmo tempo que as cortinas dos quartos se fecham. Compreende?

Porque Investir em Automação Residencial?

Além da facilidade de contar com esses comandos ao seu dispor e realizar todas essas atividades com apenas um clique, devemos também destacar que a automação residencial promove muito mais segurança e conforto para os residentes da casa.

Porque Investir em Automação Residencial

Aumentando a Segurança:

De onde você estiver você pode acionar ou desligar qualquer equipamento da sua casa. Portanto, você pode pré-determinar horários para que as luzes externas e internas da sua casa sejam ligadas. Quem observa sua casa acredita que você está nela, concorda?

Além disso, seja onde estiver, você tem acesso as câmeras da sua casa. No celular, no tablet ou no seu notebook, você consegue observar cada cômodo ou cada área externa da sua residência. Portanto, proteger seu patrimônio ficou ainda mais fácil e prático.

Além disso, outro bônus, a segurança também é uma palavra-chave no que diz respeito à automação residencial. Vamos supor que os pais tenham a decisão de colocar sensores da automação na própria porta de entrada da residência. Por meio dele será possível controlar os horários tanto de saída quanto de chegada dos filhos, lembrando que o próprio visor muda de tom assim que alguém passe pela porta.

Maior Conforto para Você e Sua Família:

Quando falamos em conforto, a automação residencial é uma grande alternativa. Com apenas um ponto (celular ou tablet), você controla todos os equipamentos automatizados na sua residência. Esqueça a quantidade exorbitante de controles remoto e concentre-se apenas em um!

Automação Residencial Maior Conforto para Você e Sua Família

Além disso, você consegue controlar intensidade da luz, abrir e fechar cortinas (cortina motorizada), pode controlar a temperatura de vários ambientes (controle de ar-condicionado) e ainda optar por criar um sistema de ÁUDIO E VÍDEO completo para sua casa!

Quando você tem um sistema de Áudio e Vídeo automatizado, você consegue concentrar em apenas um ponto da casa todos os equipamentos da sua TV por assinatura, sua APPLE TV, seu HD Externo com filmes, entre outros e canalizar para o ambiente em que deseja.

No artigo “O Que é Automação de Áudio e Vídeo?” nos descrevemos detalhadamente esse processo e, caso tenha interesse, acredito que a leitura seja oportuna nesse momento.

Economia a Longo Prazo:

Já parou para imaginar quantas vezes você esqueceu a luz da sala acessa quando foi dormir? E quando foi viajar, seu jardim praticamente morreu porque não tinha como ser regado? E a proteção que seu patrimônio vai ter, com as câmeras interligadas e você acessando remotamente?

São pequenos exemplos de como você consegue economizar com um bom projeto de automação residencial. E o melhor: existem projetos para todos os bolsos!

Benefícios da Automação Residencial:

É por meio desse procedimento realizado em casas e apartamentos, que você não precisa mais se tornar um verdadeiro refém de inúmeros controles remotos: é um para trocar para o DVD, outro para controlar o som e outro para o volume da TV. Com a automação, você permite que todos esses processos sejam realizados com uma facilidade muito maior.

Os indivíduos podem escolher quais serão as tarefas que serão “eliminadas” do seu dia a dia por meio da automação residencial. Alguns optarão pelas coisas mais simples, como ligar a televisão, abrir as cortinas e desligar as lâmpadas sempre que o ambiente for desocupado.

Enquanto isso, os que procuram simplificar ainda mais o cotidiano, podem controlar até mesmo as travas das portas de toda a residência, podem realizar a irrigação do seu jardim ou, ainda, fazer uma integração entre a televisão e o computador: tudo dependerá das necessidades específicas de cada um!

O Que é Automação Residencial?

Deixe um comentário!

Entre em contato pelo telefone: (15) 3224-2316

Vantage
Savant
Sony
Creston

Nos Acompanhe em Nossas Redes Sociais