Como Usar a Automação Residencial para Aumentar a Segurança na minha Casa?

Publicado por: Foneplan | 9 de março de 2015

A automação residencial é uma tecnologia que veio para facilitar a vida de qualquer pessoa. Uma das opções, dentre tantas quando falamos de automação, é a segurança eletrônica. Você sabia que pode ter controle sobre todas as suas câmeras, seu alarme e sensores de acesso a sua casa direto do seu smartphone? Justamente por isso, no artigo de hoje, vamos explicar como usar a automação residencial para aumentar a segurança da sua casa!

Mas, afinal, o que é Automação?

Automação é um sistema automático no qual possibilita você controlar um ou mais serviços por meio de um único terminal, ou, como acontece hoje, por meio de seu tablet ou smartphone. Ele é um conjunto de técnicas e equipamentos tecnológicos que são colocadas em prática com o objetivo de facilitar e tornar mais efetivo um projeto que, até então, era feito de forma manual.

Quando falamos em automação residencial, estamos especificando que existe uma integração de um conjunto de equipamentos eletrônicos que são capazes de se comunicarem uns com os outros. Isso torna possível que você consiga, por exemplo, apagar todas as luzes da residência de uma única vez, assim como fechar as cortinas ou desligar o ar condicionado em um cômodo onde não há ninguém.

No artigo “Porque Investir em Automação Residencial”, abordamos todos os benefícios dessa tecnologia. Recomendamos a leitura, caso você queira entender mais sobre Automação Residencial.

Como Usar a Automação Residencial para Aumentar a Segurança na minha Casa

Ao contrário do que muita gente pensa, a automação residencial pode ser usada também para segurança. assim, é possível que você tenha um sistema de alarmes, sensores de presença e câmeras IP interligados. Você consegue controlar tudo que ocorre em sua casa, desde a hora em que a porta principal abriu pela manhã ou ter acesso a todas as suas câmeras ONLINE, indiferente onde você esteja.

Automação Residencial e Segurança Dentro de Casa:

Como visto anteriormente, a automação veio para facilitar a vida das pessoas. Quando falamos da sua utilização no auxílio da segurança, muitos cenários podem ser montados, sempre conforme a necessidade do cliente e de cada projeto.

Para dar alguns exemplos, você pode controlar as travas das portas por um único equipamento, programar o horário que os sensores do jardim ou do muro devem ser acionados, controlar as câmeras externas, direcionando seu ângulo de visão para um ponto específico ou ainda acionar ou desligar o alarme sem sair da cama.

Esses são apenas alguns pontos positivos em questão de segurança que a automação residencial pode lhe oferecer. Ainda é possível instalar sensores nas portas que avisam quando alguém entra em casa e, assim, ser um alívio para pais que têm em casa filhos adolescente que gostam de sair à noite.

Câmeras IP e a Segurança Automatizada:

Se você tem câmeras e alarme na sua casa, é possível interligar os dois no processo de automação. Desse modo, se o alarme for acionado, você é avisado por seu dispositivo móvel e consegue ver as imagens das câmeras no celular, computador ou tablet em tempo real, assim como mudar as câmeras de posição, caso você queira vasculhar todo o perímetro.

Além disso, é possível também ligar o alarme com um serviço de emergência e, caso você não possa ir até o local, um patrulhamento é deslocado para lá.

Câmeras IP e a Segurança Automatizada:

Caso sua casa fica vazia a maior parte do dia, saiba que é possível programar a abertura das cortinas e o acendimento das luzes de modo remoto – assim, você dá a impressão de que tem alguém em casa e pode ficar tranquilo, já que as luzes podem acender e apagar em pontos estratégicos e em horários diferentes, assim como a TV, ar condicionado ou, até, mesmo a máquina de lavar.

Resumindo: Automação e Segurança:

Conforme destacamos no texto acima, existem diversas possibilidades de integração de tecnologias quando cruzamos automação residencial e segurança, desde o acesso remoto até o controle de acesso dos seus familiares. No entanto, é importante reforçar que a FONEPLAN sempre desenvolve os projetos conforme a real necessidade do cliente, prezando pelo melhor custo/benefício.

Projetos de Áudio e Vídeo

Deixe um comentário!

Entre em contato pelo telefone: (15) 3224-2316

Vantage
Savant
Sony
Creston

Nos Acompanhe em Nossas Redes Sociais