Automação Corporativa - O Que é Automação Corporativa e porque Investir

Automação Corporativa - O Que é Automação Corporativa e porque Investir

O Que é Automação Corporativa e Porque Investir?

Publicado por: Foneplan | 16 de julho de 2015

Quando estamos em um ambiente corporativo, a quantidade de itens de tecnologia que utilizamos passa despercebida. Toda ação de um funcionário dentro de uma empresa impacta, diretamente, nos custos operacionais do negócio. Além disso, quando recebemos nossos clientes em um ambiente tecnologicamente moderno, nossa apresentação é ainda mais impactante, certo? No artigo de hoje, vamos explicar o que é automação corporativa e porque investir é um excelente negócio!

A Automação e o Nosso Dia-a-dia:

Para entendermos melhor, imagine uma sala de reuniões, onde estão ligados diversos equipamentos eletrônicos (projetor, computador, luzes e ar-condicionado). A reunião termina e, quando todos saem, esquecem de desligar o ar-condicionado. Prejuízo, certo?

É justamente nesse ponto que a tecnologia deve trabalhar ao nosso favor. Você pode, por exemplo, criar cenas para todos os ambientes automatizados da sua empresa, ou seja, com um único comando, todas as luzes se acendem, as cortinas são abertas, o ar-condicionado é acionado e o som ambiente ligado.

A Automação Corporativa e o Nosso Dia-a-dia na empresa

Para refletir sobre como a automação ajudaria você e sua empresa, basta pensar a quantidade de interruptores e controles que você precisa utilizar quando chega a empresa e, claro, quando sai dela, para desligar os equipamentos! Bastante não é mesmo?

O Que é Automação Corporativa?

Automação corporativa é o controle automático dos recursos tecnológicos do ambiente a fim de melhorá-lo, facilitando a manipulação dos componentes do ambiente corporativo no dia a dia. Para isso são usados sistemas inteligentes capazes de controlar esses recursos. Entenda como recursos, equipamentos de áudio, vídeo, iluminação entre outros que fazem parte da estrutura do ambiente corporativo.

A ideia de automação corporativa apareceu nos Estados Unidos, na década de 1970, resultada da evolução tecnológica que acontecia. Os equipamentos da época começavam a adquirir uma tecnologia que os permitia funcionar através de um sistema de processamento distribuído. Neste tipo de sistema um único equipamento podia ser usado por muitas pessoas. Vários componentes podem ser integrados em uma automação corporativa. Painéis de mesa com conexão (HDMI, Rede e Elétrica), mesas de som, projetores e sistemas de câmeras de segurança são alguns dos exemplos de aparelhos eletrônicos.

Automação Corporativa também pode ser instalada para controlar o sistema de climatização, assim como o sistema de luz, incluindo todos os tipos de lâmpadas e criação de cenários. A segurança também pode ser monitorada através do controle de alarmes de qualquer lugar da empresa, assim como com a integração dos sistemas de câmeras de vigilância com a possibilidade de acesso as imagens em tempo real.

O Que é Automação Corporativa

Como Funciona a Automação Corporativa?

Uma automação corporativa pode funcionar tanto através do toque, onde instruções são agrupadas e com apenas um toque em um smartphone, tablet ou interruptores inteligentes, consegue-se fechar as cortinas, ligar as luzes, ativar o áudio de uma determinada sala da empresa. Um dos diferenciais é que esse mesmo sistema pode ser controlado a distância, pela internet.

É possível programar para que o sistema realize tarefas agendadas, definindo horários e dias em que aquela ação deve acontecer. Também pode-se programar para a realização de tarefas automáticas sem que seja necessário acioná-las, com base em acontecimentos anteriores captados pelos sensores do sistema.

Quais os Benefícios da Automação Corporativa?

Investir em um sistema de automação corporativa traz benefícios como a economia quando se trata do uso da energia elétrica, já que é possível controlar a quantidade ideal de energia elétrica que será usada para iluminar determinada área do prédio, assim como no controle do ar condicionado, por exemplo.

A economia também se estende quando transportamos as soluções de automação para áudio e vídeo em auditórios, criando salas conforme a necessidade.

Quais os Benefícios da Automação Corporativa

O aumento da eficiência e produtividade também pode ser notado, tarefas podem ser realizadas de maneira mais rápida, com execuções automáticas. Isso evita a perda de tempo com detalhes como o preparo de auditórios, salas para as reuniões ou na realização das videoconferência.

Entre em CONTATO com a FONEPLAN! Clique AQUI!

Deixe um comentário!

Entre em contato pelo telefone: (15) 3224-2316

Vantage
Savant
Sony
Creston

Nos Acompanhe em Nossas Redes Sociais