5 Benefícios da Automação de Iluminação Residencial
Publicado por: Foneplan | 26 de junho de 2015
O processo de automação residencial consiste em programar o uso de aparelhos de tecnologia na iluminação de casas, apartamentos e condomínios para que liguem ou desliguem, abram ou fechem automaticamente. Ou seja, para que trabalhem sozinhos ou sob o comando de um usuário. Quando se trata de automação da iluminação, o processo visa trazer praticidade e conforto para as residências. Confira abaixo os cinco principais benefícios da automação da iluminação residencial:
1 – Praticidade:
A automação residencial traz praticidade para qualquer imóvel. Afinal, qualquer um se imagina programando o horário para o acendimento de luzes através de um toque pelo celular ou da simples presença de uma pessoa no ambiente.
A instalação das luzes nem sequer exige troca de toda a fiação, evitando quebras de paredes e novos gastos. Toda a iluminação pode ser interligada por um único cabo elétrico, ou através de sistemas completos sem qualquer fiação (wireless).
Os painéis para acionamento das lâmpadas podem estar em todos os ambientes, e a maioria dos fabricantes já disponibilizam o controle dos sistemas por aplicativos para smartphones e tablets, com Andoid e iOS.
2 – Economia de Energia:
A automação da iluminação é um meio eficiente de economizar, principalmente, neste período de aumento das contas de energia em todo o Brasil. A principal maneira de reduzir custos com a iluminação residencial é programar lâmpadas e luminárias para ligarem e desligarem sozinhos, através de sensores. Em um determinado ambiente, ao detectar a ausência de alguém no ambiente, as lâmpadas se apagam, ou podem acender com a chegada de alguém no espaço ou cômodo.
3 – Custo-benefício:
Há alguns anos, a iluminação residencial com lâmpadas e painéis automáticos parecia uma realidade distante e absurdamente cara. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de recursos eletrônicos, esse mercado cresceu e se democratizou, o que aumentou a busca por profissionais especializados na prestação desse tipo de serviço e uma valorização do custo-benefício de cada projeto. As Lâmpadas do tipo LED demandam um investimento inicial um pouco maior, comparado com as tradicionais, porém a durabilidade delas é muito maior e a economia de consumo reflete diretamente na conta de luz.
4 – Durabilidade:
Falando sobre o quesito durabilidade, cada lâmpada especial automática dura aproximadamente 50 mil horas, algumas chegam até 100 mil, contra apenas 2 mil horas de duração das lâmpadas tradicionais. Em números reais, as lâmpadas especiais, se bem utilizadas, tem até dez anos de durabilidade. Além de não esquentarem o ambiente, economizam até 90% de energia, pois possuem mais brilho do que as lâmpadas incandescentes.
5 – Beleza na Decoração:
No quesito decoração, a automação da iluminação residencial traz mais beleza e uma sensação de ampliação dos cômodos de uma residência. Por isso, muitos designers e arquitetos já integraram as lâmpadas de LED aos seus projetos de decoração.
Além da funcionalidade, a iluminação automática pode ter a intensidade da luz controlada – para funções diurna e noturna, jantares, hora do filme, dentre outras atividades – criando uma climatização diferente e especial para cada cômodo de uma casa. Esse aspecto traz conforto e valoriza objetos artísticos e decorativos.