O que é Automação de Iluminação Residencial?

Publicado por: Foneplan | 29 de junho de 2015

O uso racional da energia elétrica entrou de uma vez por todas na pauta dos brasileiros, por conta das recentes crises hídricas e energéticas. Mais do que uma questão de economia, atualmente é também uma questão de cidadania e de consciência ecológica, já que os recursos naturais. Uma das grandes ferramentas para a implementação desse uso racional é a automação de iluminação residencial, um setor que dispõe cada vez mais de materiais e tecnologia para colaborar decisivamente nesse processo de utilização racional.

Evitar o Desperdício:

Todos sabem o quão difícil é disciplinar todos os membros da família a apagar a luz assim que deixam um cômodo. Se a residência tem crianças, por exemplo, essa tarefa é ainda mais difícil e, muitas vezes, o desperdício é inevitável. Esse é o primeiro problema resolvido pela automação da iluminação residencial, já que todo o sistema de instalação e execução é inteligente e programado para combater o desperdício, como áreas que permaneçam com as luzes acesas sem necessidade. Outra vantagem é poder programar a intensidade da luz de acordo com as características de cada ambiente, diminuindo desta forma o consumo.

Ambientes Exclusivos e Iluminados de Acordo com a Necessidade:

A implementação de um sistema de automação irá permitir, além do uso racional da energia, que sejam criados ambientes diferenciados a partir da forma de se iluminar cada cômodo.

Iluminação

Nem sempre aquela lâmpada posicionada no meio da sala, por exemplo, aproveita da melhor forma a luminosidade da fonte geradora e ilumina realmente o que deve ser iluminado.

A utilização da luz indireta, com pequenas lâmpadas de LED, por exemplo, em estantes ou outros móveis, valoriza o ambiente e ressalta a decoração. São muitos os dispositivos disponíveis atualmente no mercado e quando bem utilizados em um projeto bem feito de automação, otimizam a área iluminada e conferem ao ambiente exclusividade e bom gosto, mantendo o consumo baixo, que é o grande objetivo da implementação desse tipo de projeto.

Melhor Aproveitamento da Luz Solar:

Tanto a engenharia como a arquitetura têm se debruçado sobre a questão do aproveitamento da luz do Sol em casas, condomínios, comércios e indústrias. Durante muitos anos, não se pensou em como aproveitar a luminosidade natural e aos poucos esse quadro foi se alterando e cada vez mais surgem alternativas viáveis e racionais para que em qualquer ambiente, se potencialize a luz solar.

Qualquer casa recebe a luz em maior ou menor nível, e é possível aproveitar essa luminosidade. O projeto de automação da iluminação residencial inclui cortinas e persianas, que serão abertas automaticamente, permitindo a passagem da luz de maneira controlada e racional. Imagine programar as luzes externa da sua casa para ascenderem ou apagarem em um determinado momento do dia. Ou então controlar a intensidade da iluminação dos mais variados cômodos da sua residência. Com apenas um toque num smartphone ou tablet você pode apagar TODAS as luzes da sua casa ou ativar apenas as lâmpadas externas. Fantástico certo?

São muitas as vantagens e benefícios da instalação desse tipo de projeto. Além da economia e do uso consciente da energia, você terá em, sua casa, ambientes exclusivos e ainda por cima, mais tempo para as suas atividades cotidianas. Converse com nossa equipe de consultores e teremos um enorme prazer de apresentar nossas soluções para você e sua família.

 corversao-projetos-exclusivos

Deixe um comentário!

Entre em contato pelo telefone: (15) 3224-2316

Vantage
Savant
Sony
Creston

Nos Acompanhe em Nossas Redes Sociais